Alimentação na Terceira Idade

Qualidade de vida é um reflexo de muitas atitudes positivas. Entre elas, uma alimentação saudável, momentos de interação social, entre outras. Para quem já passou dos 60 anos, os cuidados devem ser ainda maiores, a alimentação na terceira idade deve ser preenchida com um cardápio variado, rico em proteínas, vitaminas, carboidratos, frutas, verduras, legumes e etc.

1⃣ Priorize os alimentos naturais Comprovada por especialistas a escolha de alimentos naturais, como os existentes no setor de hortifrutigranjeiros ou nas feiras livres são as melhores opções de alimentos a serem consumidos.

2⃣ Consuma fibras Uma boa dica é inserir farelo de aveia no mamão ou em vitaminas.

3⃣ Inclua alimentos ricos em ômega 3 O consumo de peixes ricos em ômega 3, pelo menos, uma vez por semana é fundamental para ajudar na saúde das pessoas idosas. A substância tem uma função anti-inflamatória e ainda auxilia na prevenção e no controle de várias doenças, como diabetes, artrites.

4⃣ Coma devagar e mastigue bem os alimentos É fundamental respeitar os sinais do seu organismo, ou seja, caso você tenha limitações para mastigar e engolir, procure ralar e picar em pedaços menores com o objetivo de facilitar o consumo.

5⃣ Consuma proteínas Muitos idosos perdem massa magra, que pode ser mantida por meio da ingestão de carnes com baixo teor de gordura.

6⃣ Evite os excessos É preciso se cuidar, evitar os excessos contribui para a manutenção do peso e também da saúde;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *