Cuidadores Profissionais

Perfil dos cuidadores

Cuidadores Profissionais capacitados, devidamente uniformizados, constantemente treinados e supervisionados .

Cuidadores de idosos

O cuidador de idosos no RJ não lida apenas com cuidados físicos. Existe também, questões emocionais que envolvem toda a história de vida do idoso. É necessário, para o cuidador, ter atenção, cautela, dedicação, precaução, carinho, responsabilidade e encargo com todas as questões que envolvem o estado de vida da pessoa. É deveras importante perceber as reações e sentimentos que afloram com o tempo para que as medidas corretas sejam tomadas. O cuidador deve reconhecer as dificuldades e limitações do idoso para saber qual ponto exato trabalhar diariamente. Idosos não gostam de serem tratados como crianças. Por isso, confie nos profissionais da cuidar RJ e atribua à vida do idoso próximo a você um cuidador pronto para agregar bem-estar e auxílio nos cuidados diários.

Cuidadores domésticos

É diferente do empregado doméstico. São pessoas que tem em seu diferencial experiência com alguns tipos de serviços domésticos e não se recusam a prestar esse tipo de serviço, desde que previamente acordado, e desde que haja possibilidade para execução sem desassistir ao paciente.

(O foco é o paciente, o cuidador não atuará com essa finalidade exclusiva).

Esses cuidadores não são técnicos em enfermagem, mas possuem certificação do curso profissionalizante de cuidadores de pessoas com carga horária mínima de 160h, experiência comprovada e referências.

Por exemplo, se o idoso tem risco iminente de queda, não convém pedir ao cuidador para se afastar dele e preparar alimentos, pois nestes momentos a possibilidade de um acidente aumenta.
A regra geral para compreender se a atividade pode ser realizada pelo cuidador, é se responde às seguintes questões:
A atividade é direcionada exclusivamente ou em maior parte ao idoso?
Sua execução gera algum risco à integridade física ou psicológica do idoso, ou desrespeita alguma regra de convivência da residência?
O cuidador consegue realizar a atividade com segurança para si e para o idoso?
Tanto o idoso quanto os familiares reconhecem isso?
Existe tempo cabível para realizar tudo que lhe compete?

Cuidadores terapêuticos

São profissionais que acompanham pacientes lúcidos, de baixa complexidade em suas atividades, são mais comunicativos e extrovertidos, que conversam bastante e elaboram diversos tipos de atividades. Geralmente são aconselháveis para pacientes lúcidos, que gostam de interagir, solitários ou pacientes que possuem algum transtorno psíquico como depressão, ansiedade, entre outros.

Elaboram diversos tipos de atividades:

Cuidadores técnicos em enfermagem

Cuidadores com formação técnica para atendimento de pacientes com grau de complexidade maior, pacientes com restrição de mobilidade, restrição na prática de atividades da vida diária, restritos ao leito. Porém se contratados como cuidadores, mesmo sendo técnicos, não podem realizar procedimentos invasivos.

Independente do perfil, a assistência oferecida pelo cuidador deve proporcionar o cuidado humanizado, contribuir para a melhora e recuperação da saúde e proporcionar qualidade de vida da pessoa idosa.

Cuidadores Para pacientes com transtornos Psiquiátricos

São Técnicos em enfermagem ou cuidadores profissionais, a depender da necessidade do paciente. Eles possuem experiências em instituições de psiquiatria e/ou acompanhamento de pessoas com transtornos, tais como:

O cuidador tem um importante papel focado na saúde mental, para desenvolver com o assistido, familiares, terapeutas, psicólogos e médicos.

Cuidadores Para pessoas com necessidades especiais (PCD) ou doenças crônicas

São profissionais capazes de auxiliar em todos os cuidados para garantir conforto e bem estar. Ele também estimula a máxima autonomia possível para que a pessoa com deficiência tenha participação em seu próprio cuidado. Além dos cuidados básicos com higiene, locomoção, o cuidador pode proporcionar ao assistido uma vida plena ao auxiliar e estimular o convívio social e ocupação dos espaços de interesse.

Indicado para pacientes com LIMITAÇÕES PROVISÓRIAS OU PERMANENTES E MOBILIDADE REDUZIDA:

Cuidadores de Gestantes e Pós Parto

Além de realizarem um trabalho terapêutico e psicológico, em uma das fases mais importantes e complexas da vida, nossos cuidadores têm como função prestar o suporte necessário para os cuidados de bebês recém-nascidos e auxílio de mães em gestação de risco ou período pós-operatório.