Fisioterapia Domiciliar

Fisioterapia domiciliar

A Reabilitação Motora Funcional aborda o paciente em sua totalidade. A partir de técnicas específicas, sejam elas manuais ou com exercícios funcionais, tem por objetivo promover o estímulo necessário para favorecer a busca do equilíbrio funcional do próprio corpo ou dos sistemas.
Os cuidados fisioterápicos são realizados na casa do paciente, permitindo uma avaliação profissional quanto a realidade e dificuldades do assistido.
Indicada para pacientes com:

Fisioterapia pós Covid-19

O fisioterapeuta atua quando o paciente já está internado no hospital, de diversas formas, a depender do quadro de saúde dele e após a alta hospitalar para eventuais sequelas.

O Sars-CoV-2 causa uma inflamação no pulmão, uma pneumonia viral, que dificulta a realização das tais trocas gasosas. Daí vem o cansaço e a dificuldade de realizar atividades rotineiras.

Para amenizar esse efeito, a fisioterapia respiratória começa no momento em que o paciente é hospitalizado, auxiliando na recuperação da capacidade respiratória e protegendo os pulmões de fadiga e perda de funções.

Fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório como a asma, bronquite, insuficiência respiratória e tuberculose, por exemplo. Ela deve ser sempre realizada pelo fisioterapeuta em casa.

Esse tipo de fisioterapia serve para melhorar o fornecimento de oxigênio para todo o organismo. O objetivo sempre será liberar as vias respiratórias das secreções e aumentar a capacidade ventilatória do pulmão.

Fisioterapia motora

A fisioterapia motora possui o objetivo de otimizar as funções motoras do paciente, lentificando as contraturas, deformidades, encurtamentos musculares, pressão por longos tempos em decúbitos, compressões nervosas, maximizando a força muscular e a independência para as atividades de vida diária (AVD´s) do paciente. Complicações secundárias a imobilidade como: constipação intestinal, edemas, atelectasias, dores localizadas ou generalizadas, também são possíveis de amenizar com a fisioterapia motora.

Esse tipo de fisioterapia é voltado para o tratamento de dores musculoesqueléticas, alterações posturais e pós-operatórios de lesões articulares.

A fisioterapia motora pode ser usada como tratamento em três situações: de forma preventiva em idosos e acamados, reabilitativa pós-lesão e reabilitativa pós-operatória.